Segurança do Trabalho (st) é um conjunto de medidas de prevenção adotadas para proteger os colaboradores de uma empresa e reduzir riscos de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Uma dessas medidas é a implantação da ferramenta 5s no ambiente laboral.
O 5S surgiu no Japão, após a Segunda Guerra Mundial, com o propósito de ajudar as empresas do país a se recuperarem e se reorganizarem durante a crise pós-guerra. Qualquer empresa pode implementar, sendo uma metodologia de apoio para melhoria dos processos, promovendo um espírito de rigor e disciplina.
Em alusão ao dia 28 de Abril, onde se comemora o Dia Mundial da Saúde e Segurança no Trabalho, abordamos a Metodologia 5S, uma excelente ferramenta na gestão de riscos ocupacionais. Os 5S na Segurança do Trabalho pode ser muito benéfico, pois a metodologia explora a melhoria contínua e maneiras de enraizamento da mentalidade de disciplina no ambiente corporativo. A metodologia 5S está ligada e tem relação direta com os profissionais de Segurança de Trabalho.