blog

Dia de Campo na Fazenda Poncho Verde

Fomos convidados através do Sr. João Cuthi para um Dia de Campo com o tema de Pecuária Regenerativa, idealizado pelo Engenheiro Agrônomo Rogério Zart, na cidade de Ribas do Rio Pardo – MS.

A pecuária regenerativa tem como objetivo principal tornar a cadeia da pecuária mais sustentável, através de projetos que busquem um melhor equilíbrio entre as necessidades do homem e o meio ambiente. O princípio norteador  é que o homem e o gado podem atuar como elementos de revitalização dos ecossistemas.

O evento ocorreu no dia 26 de junho e tiveram como convidados produtores rurais, consultores e pesquisadores da EMBRAPA – Gado de corte. Contamos com um público de aproximadamente 40 pessoas, além da presença de grandes nomes como Antonio Bizão e Carlos Piton.

No período da manhã o sr. Rogério apresentou sua experiência na recuperação de pastos com cultivo mínimo utilizando remineralizadores de solo (fosfato natural reativo e pó de basalto), compostagem de confinamento bovino e manejo não seletivo. Posteriormente, tivemos uma apresentação técnica sobre remineralizadores de solo, ministrada pelo sr. Bizão.

O solo da região é tipicamente arenoso, sendo de difícil uso para agricultura e pecuária, apresentando baixos teores de argila e nutrientes. E, através da experimentação do Sr. Rogério observamos não só a recuperação do solo, mas também o correto uso e a bio-ativação natural do solo nas fazendas

Compartilhe esta publicação

Assine a nossa Newsletter:

Cadastre-se e receba notícias sobre mineração e agronegócio gratuitamente em seu email.

Mais lidas do blog:

artigos relacionados