blog

EDEM firma parceria com Governo do Mato Grosso do Sul

A parceria surgiu em 2019 após um encontro do presidente da AGRAER Sr. André Nogueira Borges (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) com o diretor executivo da EDEM, Sr. Luiz Antônio Vessani.

Numa segunda conversa entre pesquisadores da EDEM e os pesquisadores da Agraer, no Centro de Pesquisa da Agraer em Campo Grande-MS, decidiu-se por firmar a parceria e

E ELABORAR UM PROJETO DE PESQUISA  QUE IRIA SE CHAMAR “Efeito do Fosfato Natural de Rocha de Bonito no consórcio entre Brachiaria brizantha cv. Piatã e Stylosanthes spp.”

Do que se trata o parceria?

Atualmente, estamos trabalhando com dois projetos: 

  1. Efeito do Fosfato Natural de Rocha de Bonito no consórcio entre Brachiaria brizantha cv. Piatã e Stylosanthes spp.
  2. Efeito de diferentes doses de Fosfato Natural Reativo de Bonito (FNRB) e Potássio Natural (KMC – Rocha Nefelina Sienito) em pasto de Brachiaria Brizantha cv. Piatã.

Efeito do Fosfato Natural de Rocha de Bonito

O projeto Efeito do Fosfato Natural de Rocha de Bonito no consórcio entre Brachiaria brizantha cv. Piatã e Stylosanthes spp. está em andamento desde 2019, e tem por objetivo avaliar o efeito do FRNB na produção de massa seca verde das forrageiras; Quantificar da disponibilidade no solo dos elementos que compõe o FNRB, em especial o P2O5 ao longo dos anos de avaliação; determinar da atividade biológica do solo e correlacionar com a disponibilidade dos elementos químicos; e determinar do valor nutricional das forrageiras em função dos diferentes tratamentos com FNRB. 

Coordenado pelo Pesquisador Eng. Agr. Dr. [SC1] Sandro Cardoso da Agraer conta com os pesquisadores colaboradores Eng. Agr. Dr.  Edimilson Volpe/AGRAER; Eng. Agr. Msc. Antonino H. Dias Neto/AGRAER; Zootecnista Dra. Marta Pereira da Silva/EMBRAPA-CNPGC; Biólogo Dr. Rodiney de Arruda Mauro/EMBRAPA-CNPGC e o Professor Eng. Agr. Dr.  Jolimar Antonio Schiavo/UEMS.

Até então publicou-se dois comunicados técnicos abordando os resultados obtidos até o momento. Em dezembro deste ano será emitido o terceiro comunicado técnico, e disponibilizado no site da AGRAER. Além disso, publicaremos um artigo científico publicado ao final da pesquisa, em 2024.

Dos resultados

Metodologia

O delineamento experimental utilizado é o de blocos casualizados (DBC) com cinco tratamentos e seis repetições, totalizando 30 parcelas e 3.000 m2 de área útil.

Resultados parciais

A produção total de massa seca indicou significância nas análises de variância e regressão. O gráfico abaixo mostra o resultado da soma de cinco avaliações, compreendendo o período de chuvas e da seca. Nesse sentido, observa-se uma produção máxima total para o período em questão, estimada em 10.074kg.ha¹ de massa seca de forragem na dose de 1.374kg.ha¹ de FNR.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é pErnEt3T8B08AmzC2N83vW6GTPFIpwZ9KoQ7p-5oyj-xL9NEfKLTjjUxeysgBUsrlxBYwAJkBd2D5kFNozz4MmH0LgMiKOJ3pNew_mgzYeSKoffwYKf--stx9aaksINVNVWZtNHHd4sbhqoex9jUrFDjL9DXf51Bh7eqAV_9fi4lj_OVDF5VJJVpsQ

Já quanto à concentração de fósforo no solo foram utilizados dois métodos: Mehlich e Resina. Analogamente, os resultados mostram uma elevação constante na concentração de fósforo no solo à medida que se aumentam as quantidades do FNR, proporcionando correção efetiva. 

A pesquisa em andamento apresentou as seguintes conclusões conforme comunicado técnico publicado em 2021:

  1. O Fosfato Natural Reativo de Bonito eleva a produção de massa seca de forragem (kg ha-1), as concentrações de fósforo no solo (mg dm-3) e a altura de plantas (cm).
  2. Nas condições e estágio atual do experimento pode-se considerar a dose de 1.466 kg ha-1 de Fosfato Natural Reativo de Bonito para correção do fósforo no solo em pastagens.

Efeito de diferentes doses de Fosfato Natural Reativo de Bonito (FNRB) e Potássio Natural (KMC)

O projeto Efeito de diferentes doses de Fosfato Natural Reativo de Bonito (FNRB) e Potássio Natural (KMC – Rocha Nefelina Sienito) em pasto de Brachiária Brizantha cv. Piatã está em fase de implantação com período de execução entre os anos de 2022 e 2024.

Este projeto é financiado pela FUNDECT e a EDEM entra como parceira no fornecimento do FNRB e do KMC. Este projeto deverá trazer resultados científicos ainda mais diferenciados quando comparado com o projeto anterior, principalmente por avaliar combinações de diferentes doses de fertilizantes (FNRB, KMC e Químico) medindo seus efeitos nas plantas e no solo.

Também coordenado pelo Pesquisador Dr. Sandro Cardoso da Agraer, conta com os pesquisadores colaboradores Dr. Edimilson Volpe/AGRAER; Msc. Antonino H. Dias Neto/AGRAER; Professora Dra Tatiana da Costa Moreno Gama Lopes/UCDB e o Professor Dr. Jolimar Antonio Schiavo/UEMS.

Para mais informações: sandrocardoso.agraer@gmail.com

Compartilhe esta publicação

Assine a nossa Newsletter:

Cadastre-se e receba notícias sobre mineração e agronegócio gratuitamente em seu email.

Mais lidas do blog:

artigos relacionados