Qual a sua relação com o lixo?

Mas afinal o que é lixo?

A definição de lixo tem a ver com tudo aquilo que não apresenta nenhuma serventia para quem o descarta.


Por outro lado, o que não serve para você pode se tornar para o outro, matéria-prima de um novo produto ou processo.


Assim, termo lixo no âmbito técnico não é utilizado e com todo conhecimento e tecnologia disponíveis hoje, grande parte do que é gerado em processos produtivos e afins pode ser de alguma forma reaproveitado ou reciclado, sendo considerado como RESÍDUO e, quando isso não é possível, considera-se como REJEITO.

ENTENDA A DIFERENÇA ENTRE RESÍDUO E REJEITO

RESÍDUO


Resíduo é tudo aquilo que sobra de determinado produto, seja sua embalagem, casca ou outra parte do processo, que pode ser reutilizado ou reciclado.


Possuem algum valor econômico que pode ser aproveitado pelas indústrias, por cooperativas de catadores e outros componentes da cadeia produtiva.


A maior parte dos restos de alimentos, por exemplo, podem ser compostados e isso já faz com que sejam classificados como resíduos.


REJEITO


O rejeito é um tipo específico de descarte, aquele para o qual ainda não existe nenhuma possibilidade de reaproveitamento ou reciclagem.


Material contaminado, rótulos de embalagens, adesivos, fita crepe, resto de comida animal e fraldas são alguns exemplos de rejeito.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Ação interna

O lixo é um dos grandes problemas ambientais urbanos  e constitui uma preocupação ambiental mundial, uma vez que quando descartado sem tratamento pode contaminar o solo, o ar e a água, causar inundações, promover a proliferação de vetores de doenças, entre outros problemas.

Pensando nessa problemática, nós da LGV juntamente a ÁGORA ENGENHARIA, Soluções Ambientais e de Segurança do Trabalho, realizamos uma ação de conscientização sobre a relação que temos com o lixo.

Na ação foi abordado as diferenças entre resíduo e rejeito, materiais recicláveis e não recicláveis, orgânicos e bitucas de cigarro.

PENSE NISSO! DIMINUIR O VOLUME DE LIXO É UM HÁBITO CADA VEZ MAIS URGENTE E O PROCESSO COMEÇA COM AS ESCOLHAS QUE CADA UM FAZ.

Compartilhe esta publicação

Assine a nossa Newsletter:

Cadastre-se e receba notícias sobre mineração e agronegócio gratuitamente em seu email.

Mais lidas do blog:

artigos relacionados