O FNR é um fosfato natural reativo, originado da rocha sedimentar fosforita, produzido de maneira sustentável, sem a adição de produtos ou processos químicos. Liberado de forma gradual e contínua, o FNR aumenta a disponibilidade de fósforo no solo e melhora o aproveitamento do fertilizante pelas raízes das plantas.
O FNR é 100% extraído de rocha sedimentar fosfática (fosforita) e não recebe qualquer tratamento químico, passando apenas por moagem. Apresenta entre 12% e 15% de P₂O₅ total e é recomendado para todo tipo de cultura, inclusive a orgânica, com certificação pelo IBD. O produto favorece a microbiota do solo, fornecendo fósforo (P₂O₅), óxido de cálcio (CaO), silício e diversos micronutrientes essenciais.
A liberação do Fosfato Natural Reativo é gradual, à medida das necessidades da planta. A menor solubilidade do fertilizante possibilita um desejado efeito residual, fazendo com que ele permaneça por mais tempo ativo no solo.
Por formar um “Banco de Fósforo” (elemento em que o solo brasileiro é mais carente, principalmente no Cerrado), o produto pode ser aproveitado em ciclos sucessivos de plantio, trazendo maior economicidade ao produtor.
Pesquisas agronômicas do Fosfato Natural Reativo vêm sendo realizadas pela EDEM Agrominerais.
A aplicação do FNR em área de pastagem foi avaliada pelo Centro de Pesquisa e Capacitação da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Cepaer/ Agraer) do Mato Grosso do Sul.
Os resultados das análises mostraram que o FNR elevou a concentração de fósforo no solo, além de comprovar uma elevação linear constante do mineral à medida que se aumenta a quantidade de fosfato natural aplicada.
Em relação à produtividade do pasto, a pesquisa da Agraer comprovou a elevação da produção de massa seca.
O FNR tem impacto significativo no sistema de produção agrícola, estruturando o solo, gerando raízes mais fortes e possibilitando que a planta suporte melhor as intempéries do clima. Não há necessidade de acréscimo de beneficiamento químico para o uso do FNR, e o fertilizante não deixa resíduos nocivos no ambiente.
O emprego do FNR, aplicado diretamente no solo, seja a lanço ou no sulco, é capaz de aumentar a eficiência agrícola, produzir alimentos mais sadios e com maior sustentabilidade, reduzindo efetivamente o impacto ambiental.
EDEM Agrominerais
Rod MS 178, S/N, KM 30, mais 6 km
Fazenda Ressaca, Zona Rural, Bonito, MS